Bolor

Como pai de uma menina com diversas alergias a minha principal preocupação é a saúde, o bem-estar e o conforto dela. Na Corrige possuímos diversas soluções que ajudam a dar qualidade de vida a todos os nossos ente-queridos. Este artigo surge depois de ter detectado uma situação de bolor num quarto de um dos meus ente-queridos.

 

Como é que o bolor entra para o interior dos edifícios e como é que ele se desenvolve?

 O bolor pode ser encontrado em ambientes internos e externos. O bolor pode entrar na sua habitação através de janelas, portas, aberturas e sistemas de aquecimento e ar condicionado. O bolor no ar externo também pode colar-se em roupas, sapatos e animais de estimação. O bolor cresce quando os esporos de bolor se instalam nos locais com excesso de humidade, como tetos, canos, paredes, vasos de plantas ou áreas inundadas. Muitos materiais de construção fornecem nutrientes suficientes para estimular o crescimento de fungos. Materiais celulósicos húmidos, incluindo papel e produtos de papel, papelão, telhas, madeira e produtos de madeira, são particularmente propícios ao crescimento de certos tipos de bolor. Outros materiais como tinta, papel de parede, isolamento, pladur, carpete, tecidos e estofados, geralmente contribuem para o crescimento de fungos.

 

Qual é a prevalência do bolor nos edifícios?

O bolor é comum em edifícios e residências. O bolor pode crescer em locais com bastante humidade, como em torno de fissuras em telhados, janelas ou canos, ou onde ocorrem inundações. O bolor desenvolve-se facilmente em produtos de papel, papelão, telhas e produtos de madeira. O bolor também pode crescer em tintas, papel de parede, isolamento, pladur, carpete, tecidos. Os tipos mais comuns de fungos internos são Cladosporium, Penicillium e Aspergillus.

 

 

Como sei se tenho um problema de bolor?

Se conseguir ver ou sentir o cheiro de uma grande infestação de fungos, se isso acontecer deverá atuar de forma a impedir o crescimento do mesmo.

 

Como é que o bolor afeta as pessoas?

A exposição à humidade e ao bolor pode ter vários efeitos à saúde ou nenhum. Algumas pessoas são sensíveis ao bolor. Para essas pessoas, a exposição ao bolor pode causar sintomas como congestão nasal, respiração ofegante e comichão ou irritação nos olhos ou na pele. Algumas pessoas, como as alérgicas a bolor ou asmáticas*, podem ter uma reação mais intensa. As reações graves podem incluir febre e falta de ar.

 

Em 2004, o Institute of Medicine (IOM) encontrou provas suficientes para associar a exposição ao bolor em ambientes fechados a sintomas respiratórios superiores, tosse e chiado em indivíduos saudáveis; sintomas de asma em indivíduos com asma; e suscetibilidade a esta doença. Pneumonite por hipersensibilidade em indivíduos com doença predisponente.

 

Em 2009, a Organização Mundial da Saúde publicou orientações adicionais: Diretrizes de qualidade do ar interno da OMS: Humidade e bolor. Outra pesquisa recente mostrou uma relação potencial entre a exposição precoce ao bolor e a asma em algumas crianças, particularmente entre as crianças geneticamente predispostas à asma e que intervenções para melhorar as condições de moradia podem reduzir a incidência de asma e alergias respiratórias.

 

A relação entre outros efeitos adversos à saúde (como hemorragia pulmonar idiopática aguda*, perda de memória ou letargia em bebês) e fungos (incluindo fungos Stachybotrys chartarum*) não foi estabelecida. Mais pesquisas são necessárias para descobrir o que causa sangramento idiopático agudo e outros efeitos adversos à saúde.

 

Não há testes de sangue para bolor. Alguns médicos são capazes de realizar testes de alergia para possíveis alergias ao bolor, mas não há testes clinicamente validos que possam identificar quando ou onde ocorreu uma exposição específica ao bolor.

 

Quem é que são as pessoas mais vulneráveis a problemas de saúde derivados a exposição ao bolor?

As pessoas com imunodepressão correm um maior risco de ter uma infeção por bolor. As pessoas doenças pulmonares subjacentes, as pessoas com alergias, as pessoas com doenças respiratórias crónicas como a asma, são mais suscetíveis a infeções fúngicas e por isso ter mais dificuldades em respirar.

 

Quais é que são as medidas preventivas para manter o bolor afastado de prédios e habitações?

Esteja atento aos sinais visíveis de danos por água e bolor e corrija as condições que conduzem ao desenvolvimento de bolor tais como inundações, condensações, infiltrações.

Dentro da sua casa, é possível controlar o crescimento do bolor:

  • Controlando os níveis de humidade;

  • Reparando telhados, janelas e canos com fugas;

  • Limpando minuciosamente e secando após inundações;

  • Ventilar áreas de chuveiro, lavandarias e cozinhas.

 

Recomendações adicionais:

  • Reduza para 30% e 50% os níveis de humidade, durante todo o dia. Um aparelho de ar condicionado ou desumidificador irá ajudá-lo a manter o nível baixo. Tenha em atenção as amplitudes térmicas estas irão fazer com que os níveis de humidade se alteram ao longo do dia.

  • Coloque isolamento térmico pelo exterior na sua habitação.

  • Certifique-se de que a sua habitação tem ventilação suficiente.

  • Utilize exaustores que ventilem para o exterior na cozinha e na casa de banho.

  • Subsitua telhas partidas, repare fissuras nas paredes ou canalizações da sua casa, de modo que o bolor não tenha humidade onde crescer.

  • Evite colocar tapetes em divisões ou zonas com muita humidade como casas de banho ou caves.

Como eliminar bolor de prédios, incluindo casas, escolas e locais de trabalho?

O bolor presente em casas em casas e prédios indicia que existe um problema de água ou humidade. Este é o primeiro aspecto a solucionar.

Para garantir a total eliminação do bolor é necessário proceder à remoção e substituição dos artigos contaminados com bolor tais como alcatifas, telhas, paredes de gesso.

É crucial limpar e secar muito bem a área contaminada pois é possível que ainda se possa desenvolver uma reação alérgica nas partes onde o bolor já está morto e a contaminação poderá voltar a ocorrer se ainda existir uma fonte de humidade.

Limpe e seque a sua casa o mais urgentemente possível após uma inundação, esfregue as superfícies laváveis como paredes, madeiras, azulejos, pisos, mobiliário, bancadas, lavatórios e pedras.

O crescimento de bolor pode ser removido de superfícies rígidas com produtos comerciais, água e sabão, ou uma mistura de lixivia com água. Nunca misture lixívia com amoníaco ou outros produtos de limpeza doméstica.

Se optar pela utilização de lixívia para a limpeza:

  • Nunca misture lixívia com amoníaco ou outros produtos de limpeza doméstica. Misturar lixívia com amoníaco ou outros produtos de limpeza vai produzir vapores tóxicos perigosos.

  • Abra janelas e portas para fornecer ar fresco.

  • Use luvas não porosas e use equipamento de proteção para os olhos.

  • Siga sempre as instruções do fabricante ao usar lixívia ou quaisquer outros produtos de limpeza.

 

A Corrige oferece várias soluções para a prevenção e remoção do bolor, contacte-nos.