Isolamentos

Existem vários tipos de isolamentos térmicos os mais comuns em Portugal são o EPS e o XPS, nos ultimos anos temos começado a verificar uma maior utilização do PIR, da Lã de rocha e do ACE. Todos eles têm características diferentes, sendo que o EPS continua a ser o isolamento mais utilizado pois oferece uma relação preço qualidade imbatível, o PIR consegue ter a mesma eficácia térmica do EPS, com placas muito mais finas e o aglomerado de cortiça é de todos os isolantes o mais amigo do ambiente.

As propriedades dos isolantes permitem obter um CCT - Coeficiente de Condutibilidade Térmica mais baixo , por norma o CCT é medido em W/m2°C. Um coeficiente mais pequeno demonstra uma capacidade de isolamento térmico superior. Quanto menor o coeficiente de transmissão térmica da parede, maior a capacidade isolante. Por exemplo, uma parede sem isolamento, o valor rondará 1,6 W/m2°C. Já uma parede de isolamento pelo exterior com placas de EPS de 6cm pode atingir 0,35 W/m2°C.

EPS.PNG

EPS

Poliestireno expandido

O Poliestireno expandido, também conhecido por esferovite, é dos produtos com uma maior versatilidade, sendo ideais para paredes duplas e em fachadas.

Vantagens:

 

 * Versátil – Sendo possível fabricar com diferentes espessuras e diferentes densidades o EPS permite-nos escolher adaptar essas características em função dos resultados que pretendemos.

* Leve – Como as densidades variam entre os 10-30 kg/m3 isto permite que o peso seja baixo.

* Resistente – Contrariamente ao que possas pensar o esferovite, quando combinado com o barramento armado é bastante resistente.

* Grande capacidade de isolamento térmico – A estrutura do EPS consiste em 98% de ar em repouso dentro de uma estrutura celular constituída por apenas 2% de matéria sólida o poliestireno. O ar em repouso é um excelente isolante térmico.

xps.PNG

XPS

Poliestireno extrudido

A primeira coisa que distingue o XPS do EPS é que por norma, as placas de XPS são azuis ou amareladas, enquanto que as do EPS são brancas. O XPS apresenta outro tipo de caracteristicas e comparativamente ao EPS um sistema de isolamento mais caro.

 

* Não apodrece . É altamente eficaz no que toca a impedir o aparecimento de bolores e outras bactéricas

 

* Impermeável - É mais resistente à absorção de água


* É higiénico - Pois repele roedores e insectos (quando utilizado em caixas de ar de paredes de exteriores).

 

pir.PNG

PIR

Poliisocianurato

As placas de PIR costumam ser de um tom amarelo e é dos isolantes até agora apresentados aquele que apresenta melhores vantagens é também o mais caro dos isolantes térmicos.

 

* Leve - Aqui o peso reduzido deve-se ao baixo índice de condutibilidade térmica e é dos isolantes térmicos aquele que necessita de placas de menor espessura para obter o mesmo resultado final

 

* Impermeável - É tal, como o XPS altamente resistente à absorção de água

 

* Resistente ao fogo - Resistem à chama directa.

 

Lã de rocha.PNG

Lã de rocha

 

A lã de rocha é uma lã mineral e utilizada como isolante em fachadas, coberturas e até em barreiras corta-fogo

 

* Incombustível - É excelente para funcionar como uma barreira corta-fogo;

 

* 2 isolantes em 1 - É um isolante térmico que também é bom no isolamento acústico.

 

* Inalterável - Mantém as mesmas características técnicas com o passar do tempo.

cortiça.PNG

ACE

 

 

Aglomerado de Cortiça Expandido

O aglomerado de cortiça é de todos os isolantes térmicos o mais amigo do ambiente é também o que reúne as principais vantagens dos outros isolantes.

 

* Amigo do ambiente - 100% natural, 100% reciclável, Carbono negativo (não é emitido durante o seu fabrico)

 

* 3 isolantes em 1 - É um isolante térmico, acustico e antivibrático.

 

* Inalterável - Mantém as mesmas características técnicas com o passar do tempo