Coeficiente de Condutibilidade Térmica

CCT

A capacidade de isolamento térmico é expressa no Coeficiente de Condutibilidade Térmica (CCT), habitualmente medido em W/m2°C. Um coeficiente mais pequeno denota uma capacidade de isolamento térmico superior.

Usar um sistema ETICS num edifício tem um impacto muito significativo no seu desempenho térmico. A título de exemplo refiram-se os valores que foram mencionados na revista ProTeste, de Setembro de 2009. No artigo intitulado "Isolar - Guia da casa confortável", na página 38, afirmava-se o seguinte:

"Quanto menor o coeficiente de transmissão térmica da parede, maior a capacidade isolante. Por exemplo, numa parede simples sem isolamento, o valor rondará 1,6 W/m2°C. Já uma parede com 6 cm de isolamento pelo exterior pode atingir 0,35 W/m2°C. Assim, considere este certificado na hora de comprar casa e economize nas facturas de electricidade ou gás."

Condutibilidade térmica é uma propriedade térmica típica de um material homogéneo que é igual à quantidade de calor por unidade de tempo que atravessa uma camada de espessura e de área unitárias desse material por unidade de diferença de temperatura entre as suas duas faces. Assim, a condutibilidade térmica caracteriza a maior ou menor facilidade de transferência de calor, ou seja, de condução de calor por parte dos materiais.

A capacidade de isolamento térmico é expressa no Coeficiente de Condutibilidade Térmica (CCT), habitualmente medido em W/m2°C. Um coeficiente mais pequeno denota uma capacidade de isolamento térmico superior.

Exemplo prático

O coeficiente de condutibilidade térmica k fornece o fluxo de calor que passa em 1 m2 de superfície do material, quando este possui uma espessura de 1 m e é submetido a uma diferença de temperatura de 1 grau entre as suas faces.

Assim, se uma hipotética parede de betão tivesse 1 metro de espessura e a sua face externa estivesse a 20°C e a sua face interna a 21°C, o fluxo de calor que atravessaria cada m2 da sua superfície seria igual a 1,75 W (ou 1,75 J/s). Portanto o k do betão é: 1,75 W/m2/°C. Diferentes materiais possuem diferentes coeficientes de condutibilidade térmica.

Retirado de:  http://www.futureng.pt/etics