Apoios e incentivos à Reabilitação Urbana em Mafra

A Câmara Municipal de Mafra promoveu uma sessão de divulgação das oportunidades de financiamento para a reabilitação urbana, em parceria com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, que contou igualmente com a participação dos bancos aderentes. Nesta sessão, representantes do setor imobiliário, técnicos de arquitetura e engenharia, investidores e munícipes em geral puderam formular as suas questões concretas.

A Vogal Executiva da Comissão Diretiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020, Dina Ferreira, apresentou este instrumento financeiro destinado a apoiar investimentos de qualquer entidade, singular ou coletiva, pública ou privada, nas áreas delimitadas pelos municípios como Área de Reabilitação Urbana (ARU). Para potenciar mais o investimento, o IFRRU 2020 reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.

Destas sinergias resultam taxas de juro mais favoráveis, ajustadas aos empréstimos e garantias a conceder. Os apoios à requalificação dos edifícios são de dois tipos: empréstimos, concedidos pelos bancos selecionados, com maturidades até 20 anos e taxas de juro abaixo das praticadas no mercado para investimentos da mesma natureza; e garantias, associadas a empréstimos concedidos pelos mesmos bancos, destinando-se a projetos que não dispõem de garantia bastante.

 

Para efeitos de apresentação da candidatura ao IFRRU 2020, é necessário um parecer prévio do município da área de localização do edifício. Constituindo-se como elemento facilitador, a Câmara Municipal disponibiliza um canal de contacto direto com os potenciais interessados, através do número 261 810 256.

 

Nesta sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, fez o balanço do “Mafra Requalifica”, programa municipal de incentivo à regeneração urbana que inclui 12 diferentes medidas (incentivos financeiros, benefícios fiscais, simplificação de procedimentos e parcerias com agentes do setor). Desde janeiro de 2016, já foram apoiados 291 processos.

 

Mais informações sobre o IFRRU 2020:

https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/index.html(link is external)

 

Mais informações sobre o programa “Mafra Requalifica”