Apoios e incentivos à Reabilitação Urbana em Amadora

A Câmara Municipal da Amadora tem encarado a habitação e a reabilitação urbana como questões prioritárias da sua governação.

Neste contexto, delineou e aprovou para o concelho uma estratégia municipal de reabilitação urbana, dividida em 3 eixos de atuação: o eixo 1, Intervir; o eixo 2, Dinamizar; e o eixo 3, Gerir.

Subordinado ao eixo Intervir, a CMA tem vindo a conduzir, em locais estratégicos da cidade da Amadora, intervenções de conservação e valorização do edificado, com vista a qualificar a sua imagem, procurando dinamizar a reabilitação urbana, testar soluções inovadoras replicáveis noutros contextos e ainda contribuir para a criação de uma nova imagem urbana da cidade da Amadora, mais moderna, cuidada e coerente.

No entanto, este objetivo não passa só pela ação da CMA. A ação dos particulares é fundamental e por isso importa a implementação do segundo eixo de atuação: Dinamizar.

Com efeito, ciente dos obstáculos com que se deparam os proprietários, a edilidade tem apostado, ao longo da sua governação, na criação e disponibilização de instrumentos e soluções que apoiem os particulares na reabilitação e conservação dos seus imóveis.

Finalmente, no âmbito do 3.º eixo, o eixo Gerir, a CMA pretende assegurar uma gestão eficaz que assegure a sustentabilidade do parque habitacional público-municipal